9.7.03

Descobri que Sonhos de Akira Kurosawa (Akira Kurasawa's Dreams) é um filme que preciso ter em casa. Gosto de rever algumas coisas no filme e depender de locadora que tenha não é legal. E sempre que eu quero rever é num rompante. Bate uma vontade louca de assistir o filme e como ele não faz parte da minha coleção, fico eu triste esperando que a TVA reprise a qualquer momento. Não... na verdade eu sempre espero que o diretor de programação da TVA leia meus pensamentos e decida alterar a grade de programação imediatamente para eu poder assistir o filme.
O filme narra oito contos. Oito questionamentos intimistas sobre morte, velhice e futuro.
Mestre que é, Kurosawa nos faz passear por um mundo de pura poesia em movimento recheada de cores, planos longos, distantes e abertos (como manda um dos dogmas do cinema) e se dá ao luxo de usar alguns poucos efeitos visuais holliwoodianos para temperar. Ao longo do passeio somos apresentados a um verdadeiro banquete de imagens e cores retratando folclores orientais como em "Sol Atrás da Chuva" onde um garotinho, apesar de proibido por sua mãe, entra na floresta depois da chuva e se depara com criaturas cantando e tocando e fica maravilhado com a singular coreografia. "O Pomar de Pêssegos" (um dos meus preferidos) conta a história de criaturas que acusam um garoto de estar matando os pessegueiros e o garoto se defende dizendo que sua famí­lia era responsável apesar de seus protestos.
Talvez o mais recheado dessas cores tão presentes no cinema oriental seja "O Corvo" onde um estudante de pintura entra em um quadro de Van Gogh (interpretado por Martin Scorcese). Motivo mais do que óbvio para transformar um filme numa verdadeira aquarela.
Outro ponto forte do filme é a quase ausência de diálogos. Confesso que se não os houvesse (como na trilogia de Saura "Amor Bruxo", "Bodas de Sangue" E "Carmen"), ficaria satisfeito da mesma forma. A beleza e grandiosidade das cenas enche os olhos e confirma o que dizem a respeito da comparação entre imagen e palavras.
Vale assistir e mais de uma vez!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Free counter and web stats